Excluir Partições no Windows por Comando

Este tutorial é destinado a situações em que não seja possível excluir partições de discos ou pendrives pelo “Gerenciador de Discos” do Windows.

Este processo deve ser realizado cuidadosamente, pois uma vez executado, seus dados serão excluídos.

Excluir partições específicas:

  1. Com o disco ou pendrive conectado no computador, abra o Prompt de Comando:
    Iniciar -> Executar -> cmd -> Enter.

  2. Digite: diskpart

  3. No prompt diskpart, digite: list disk
    Anote o número do disco do qual você deseja excluir a partição.

  4. No prompt  diskpart, digite: select disk n ( n = número do disco )
    Este comando irá selecionar o disco n do qual você deseja excluir a partição.

  5. No prompt  diskpart, digite: list partition
    Anote o número da partição que você deseja excluir.

  6. No prompt  diskpart, digite: select partition n ( n = número da partição )
    Este comando irá selecionar a partição n que você deseja excluir.

  7. No prompt  diskpart, digite: delete partition ou delete partition override

Após terminar de excluir as partições, pode-se utilizar o “Gerenciador de Discos” do Windows para criar novas partições.

Excluir Todas as Partições

Com o disco ou pendrive conectado no computador, abra o Prompt de Comando:

  • Iniciar -> Executar -> cmd -> Enter.
  • Digite: diskpart
  • No prompt diskpart, digite: list disk

Anote o número do disco do qual você deseja excluir as partições.

  • No prompt  diskpart, digite: select disk n ( n = número do disco )

Este comando irá selecionar o disco n do qual você deseja excluir as partições.

  • No prompt  diskpart, digite: clean

Dependendo do tamanho das partições, a exclusão pode demorar um pouquinho.